Plantas medicinais

Algumas plantas medicinais, seus usos e propriedades

Espinheira Santa 

- É empregada no tratamento das afecções do aparelho digestivo e para cicatrizar feridas. O chá das folhas ajuda a cicatrização de úlceras no estômago e duodeno e alivia sintomas como azia e flatulência, contra indicado para gestantes, crianças e lactantes.

Erva Mate 

- Estimulante natural, auxilia na digestão, é diurético e possui também efeito laxativo e muitas vitaminas, como complexo B, vitamina C, vitamina D e sais minerais, combatendo os radicais livres. Não é indicado para pessoas que sofrem de insônia e nervosismo, pois é estimulante natural. Contra indicação relativa em casos de hipertensão arterial.

Cidró 

- Da família da erva cidreira, é usada no tratamento de insônia, resfriados e problemas digestivos, como calmante, antidispéptico e analgésico. Contra indicado para pessoas hipotensas.

Poejo 

- Atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico, muito utilizado em recém-nascidos, porém seu uso tem que ser muito cuidadoso, pois em grandes quantidades pode ser tóxico. Contra indicado para mulheres grávidas.

Guaco 

- Expectorante e broncodilatador, combate tosse, rouquidão, gripes e asma brônquica, devido a suas ações broncodilatadoras e antialérgicas. Contra indicado para pessoas com problemas hepáticos, que usam anticoagulantes, crianças menores de 2 anos e mulheres grávidas. O excessivo pode causar diarreia, vômitos e taquicardia.

Hortelã 

- Possui em suas folhas vitaminas A, B e C, minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); estimulantes sobre o aparelho digestivo.
Para picadas de insetos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã.
A hortelã funciona ligeiramente como um vermífugo (lombriga e oxíuros) e calmante. Sua infusão é indicada para gripes e resfriados. Contra indicado para pessoas com cálculos biliares, gestantes ou em fase de amamentação e crianças pequenas e em fase de amamentação não devem usar hortelã.

PLANTAS QUE AJUDAM A EMAGRECER E COMBATEM A ANSIEDADE:

Melissa 

- Muito utilizada para insônia, tensão nervosa, ansiedade e como antiespasmódica. Contra indicada para pessoas sensíveis à planta e hipotensas.

Carqueja 

- A carqueja é indicada para problemas do fígado e vesícula biliar, como cálculos. Para problemas digestivos, úlcera, gastrite, má-digestão. Alguns estudos indicam que a carqueja pode ser eficaz para diabetes, agindo na diminuição dos açúcares.

Alcachofra 

- Utilizado nos problemas biliares ajudando na eliminação do colesterol e da ureia, auxiliando nas afecções digestivas, regimes de emagrecimento e também no tratamento da hipertensão.

Embaúba 

- Possui ação diurética, hipotensora, expectorante, descongestionante, e cicatrizante. Contra indicação não relatada.

PLANTAS QUE AJUDAM NO COMBATE À DEPRESSÃO:

Passiflora 

- Utilizada como sedativo, diurético e afecções do sistema nervoso. Contra indicado para pessoas com hipotensão arterial.

Valeriana 

- Possui efeito calmante, sedativo e também indutor do sono comprovado cientificamente. Contra indicado para a gravidez e a amamentação e uso concomitante com outros depressores do Sistema Nervoso Central.

Ginseng Brasileiro 

a pfafia paniculata - Estimulante do sistema nervoso, usado como tônico geral, em convalescências, anemias por deficiência de ferro e para melhorar a resistência imunológica. Contra indicado em casos de hipertensão arterial.

Alecrim 

- O alecrim é utilizado como tônico do sistema nervoso central, portanto muito útil nos tratamentos de depressão.

Maracuja (folha) - Passiflora

- Utilizado como sedativo do sistema nervoso central, portanto útil no tratamento da ansiedade.

O INHAME 

(o medicinal é o pequeno, cabeludo, marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. A folha parece com a da Taioba e é da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do Inhame também serve para comer, cozida ou refogada.).
- É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios... 
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito da Febre Amarela, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo.
Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios. É mais poderoso que a Batata e tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da BATATA é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais Inhames. Nas mulheres aumenta fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após. Existem ainda o Inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do Inhaminho (também chamado de inhame chinês).  OS OUTROS NOMES DO INHAME Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro , na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam.


Utilização de Chás

Plantas para o sistema respiratório:

- GUACO  (Mikania glomerata)

É um vegetal de cultivo doméstico, grande produtor de matéria orgânica, que enriquece o solo em húmus. É largamente empregado na zona rural, no tratamento de lesões provocadas por jararaca.
PRINCÍPIOS ATIVOS
Saponinas, taninos, mucilagem, resinas, cumarinas e glicosídeo. 
AÇÃO FARMACOLÓGICA
Broncodilatador, antiinflamatório, expectorante, antitérmico, diurético e cicatrizante.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS
É um fluidificante da secreção brônquica; provoca o relaxamento da musculatura das vias aéreas, dos intestinos e uterina. É um diaforético, portanto, atua nos quadros febris.

Parte utilizada
Uso
Dose
Via
Indicações
Contra indicação
Obs.
folhas
infusão
1 xic. Chá 3 X ao dia
oral
Gripe, resfriado e bronquite
gravidez
Interage com AINH

INDICAÇÕES CLÍNICAS
Asma, bronquite, gripe, resfriado, tosse e outras patologias respiratórias. Atua nos quadros de gota, reumatismo, febris, lesões de pele, ferimentos, além de ser utilizado como tônico geral.
PRECAUÇÕES

Seu uso prolongado pode provocar distúrbios de coagulação.

- DENTE DE LEÃO (Taraxacum officinalis)

Originária de Portugal, hoje esta presente da zona glacial ao equador, apresentando alta capacidade de adaptação e renovação; seu nome advém da aparência das bordas de sua folha, que lembram o serrilhado dos dentes do leão.
PRINCÍPIOS ATIVOS
Alcalóides, pectina, terpênicos, mucilagens, gomas, resinas, flavonóides, ácido fólico, inulina, taraxacina, aminoácidos, taninos, saponinas, ácidos graxos, ácido cafeínico, ácido cítrico, ácido feniloxiacético, estigmasterol, potássio, cobalto, níquel, vitaminas (A, B, C, D), taraxasterol, taraxerol, etc.
AÇÃO FARMACOLÓGICA
Sintomas respiratórios, digestivo, colagogo, colerético, diurético, antireumático, bacteriostático, etc. 
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS
Apresenta ação antespasmódica sobre as vias biliares, principalmente em quadros crônicos; é considerado um grande diurético (ação conjunta dos flavanóides com altos teores de potássio); tem apresentado ação “in vitro” contra pneumococo, meningococo, bacilo difitérico e virus Echo.
INDICAÇÕES CLÍNICAS
É utilizado nos estados gripais, amigdalites, bronquites, inflamações da Vesícula Biliar, hepatite, gastrite, infecções do trato genito-urinário, mastite, furunculose, picadas de insetos e em nutrizes com deficiência na lactação.

Parte utilizada
Uso
Dose
Via
Indicações

Folhas / raízes
Infusão / cocção
1 xic.
Chá 2 a 3 X dia
oral
IVAS, fraqueza, hepatopatias leves


Seu uso prolongado pode provocar distúrbios de coagulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário